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sábado, 9 de novembro de 2013

O virador de locomotivas!

Virador de locomotivas do Ferrorama japonês.
Virador de locomotivas do Ferrorama japonês.

De acordo com a Wikipedia, o virador de locomotivas, também chamado de rotunda, é uma estrutura ferroviária circular, utilizado para inverter a direção de uma locomotiva, para ser guardada em uma baia.
Na maioria das vezes o girador é acionado manualmente, apontando a locomotiva para a baia que receberá a máquina, ou para voltar na própria linha ferroviária, para ser utilizada.
No seu interior apresenta uma placa giratória, que por sua vez conecta com as vias da estação e inverte a marcha das máquinas. Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço.
 
Saindo da "vida real" para o universo do Ferrorama, existe também uma versão do virador de locomotivas para o Super Rail Black (Ferrorama japonês) fabricado pela Tomy. Seu funcionamento se faz pela ação dos três botões. Com a figura da seta, a locomotiva sai no trilho selecionado. A figura de um círculo faz o sistema girar até ser acionada a seta para o trilho escolhido. E o botão com círculo/seta faz a locomotiva girar 180° e sair. Vale a pena lembrar que o virador do Ferrorama funciona apenas com as pequenas locomotivas DD20 e Krauss, ambas não fabricadas pela Estrela.

Locomotiva DD20 do Ferrorama japonês.
Locomotiva DD20 do Ferrorama japonês.



4 comentários:

  1. O virador japonês é um item que marca muito os circuitos tanto da Tomy quanto da Estrela. Parabéns pela matéria Paulo.

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  2. O virador e as locomotivas que podem ser manobradas nele são sem dúvida itens que povoam os sonhos de muitos ferroramistas! Ótima postagem! E o vídeo "Gira, Gira DD20!" é pra lá de maravilhoso!

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