Virador de locomotivas do Ferrorama japonês. |
De acordo com a Wikipedia, o virador de locomotivas, também chamado de rotunda, é uma estrutura ferroviária circular, utilizado para inverter a direção de uma locomotiva, para ser guardada em uma baia.
Na maioria das vezes o girador é acionado manualmente, apontando a
locomotiva para a baia que receberá a máquina, ou para voltar na própria
linha ferroviária, para ser utilizada.
No seu interior apresenta uma placa giratória, que por sua vez
conecta com as vias da estação e inverte a marcha das máquinas. Estes
giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço.
Saindo da "vida real" para o universo do Ferrorama, existe também uma versão do virador de locomotivas para o Super Rail Black (Ferrorama japonês) fabricado pela Tomy. Seu funcionamento se faz pela ação dos três botões. Com a figura da seta, a locomotiva sai no trilho selecionado. A figura de um círculo faz o sistema girar até ser acionada a seta para o trilho escolhido. E o botão com círculo/seta faz a locomotiva girar 180° e sair. Vale a pena lembrar que o virador do Ferrorama funciona apenas com as pequenas locomotivas DD20 e Krauss, ambas não fabricadas pela Estrela.
Locomotiva DD20 do Ferrorama japonês. |
O virador japonês é um item que marca muito os circuitos tanto da Tomy quanto da Estrela. Parabéns pela matéria Paulo.
ResponderExcluirObrigado, Douglas!
ResponderExcluirO virador e as locomotivas que podem ser manobradas nele são sem dúvida itens que povoam os sonhos de muitos ferroramistas! Ótima postagem! E o vídeo "Gira, Gira DD20!" é pra lá de maravilhoso!
ResponderExcluirObrigado, Demétrius!
ResponderExcluir