As curvas do Ferrorama são todas iguais, não é mesmo? Isto porque a Estrela fabricou apenas um tipo de curva para todos seus modelos. Mas na realidade existem 03 tipos de curvas! Elas foram fabricadas pela Tomy para as linhas "Super Rail" e "Super Rail Black", o "Ferrorama japonês"!
Meu "velho" XP 600 ao lado do XP 100 Relançamento.
Olá, sou Paulo Leonardo Celestino, odontólogo, residente em Juazeiro do Norte CE. Quando criança sempre fui apaixonado por trens. Consequentemente adorava o Ferrorama da Estrela. Apesar de todas as dificuldades econômicas da época, tive a sorte de ganhar de meus pais ou avós alguns modelos. Todos sabiam que aquele trenzinho era meu brinquedo preferido, independente da idade.
Mas o tempo passa, alguns conjuntos são perdidos e a própria idade nos faz esquecer dos brinquedos. Só que a vida oferece muitas reviravoltas. Meu filho nasceu há poucos anos e despertei o desejo de presenteá-lo com um trenzinho. Procurei em várias lojas mas só achava alguns modelos chineses de qualidade bastante duvidosa. Não me conformava, pois queria um ao menos parecido com meu velho Ferrorama. Eis que descubro ainda possuir o XP 600! Faltava só a locomotiva funcionar. Descubro também que a Estrela relançou o XP 100. Comprei e montei junto com meu velho XP 600!
Neste dia aconteceu o estopim para recomeçar a minha coleção, agora dividida com meu filho. Encontrei o grupo Para Sempre Ferrorama no Facebook. Fiz muitas descobertas e ganhei muito amigos, que, apesar de não conhecê-los pessoalmente, compartilham comigo a mesma paixão. Posteriormente surgiu o grupo Ferrorama Viva esta Ferrovia. Descobri que o Ferrorama teve início no Japão com a linha Super Rail da fábrica Tomy, dentre tantas novidades!
Agora, através do Blog do Ferrorama, compartilho as informações que aprendi com meus amigos. Venha fazer parte também de nosso grupo no Facebook: Ferrorama, Viva esta Ferrovia.
Dando sequência à Série XP do Ferrorama, a Estrela lança o XP 400. Apesar de ainda utilizar como locomotiva a D51 (Maria Fumaça), o conjunto vem com uma grande novidade: saem de cena os vagões de carga para surgir o vagão de passageiros na cor azul!
Outros itens também inéditos são acrescentados, como o cruzamento rodoviário com cancela, e os trilhos de aclive/declive junto com os pilares, que permitem o trem rodar em um nível acima do chão.
Acompanhem o vídeo explicativo sobre o XP 400 feito pelo nosso colaborador Francismar Santarosa.
A Estrela fabricou para seu Ferrorama o controle com 02 alavancas de mudança de direção. Mas você sabia que existe um controle com 05 alavancas?! Isso mesmo! A Tomy do Japão, além da Geyper da Espanha, disponibilizou para o Super Rail Black (Ferrorama japonês) este dispositivo que permite também a mudança de velocidade e a parada das locomotivas.
Infelizmente, estas funções inéditas para os brasileiros funcionam apenas para os trens japoneses e espanhóis, pois a Estrela não projetou suas locomotivas para a mudança de velocidade e para a parada.
O pequeno Gabriel com seu Ferrorama personalizado!
Para um pai, sempre é muito gratificante conseguir transmitir suas experiências para seus filhos. E o Ferrorama vai despertando cada vez mais a criatividade e a paixão! Depois de Francismar e Rafael, agora o destaque vai para Miguel e seu filho Gabriel, com o Ferrorama personalizado "Gabriel Ville"!
Miguel elaborou adesivos exclusivos em homenagem a seu filho! Parabéns aos dois! E continuem vivendo as emoções deste brinquedo que atravessa gerações!
Detalhe de alguns adesivos da coleção da dupla Miguel e Gabriel!