sexta-feira, 13 de setembro de 2013

As locomotivas do Ferrorama

Composição do XP 200 com locomotiva D 51.
Composição do XP 200 com locomotiva D 51.

Sob licença da Tomy do Japão, que fabricava a linha "Super Rail Black", a Estrela trouxe para o Brasil dois modelos de locomotivas para seus conjuntos de Ferrorama. Trata-se da D 51, popular Maria Fumaça, e da ED 75, uma locomotiva elétrica. Estas duas locomotivas ganharam várias versões, sempre modificando as cores ou incorporando faróis que acendiam. Posteriormente abordaremos as várias versões de cada.

A D 51 era a mais famosa entre os brasileiros, e virou símbolo do Ferrorama. Perfeitamente compreensível, pois a Maria Fumaça sempre fez parte de nossa história ferroviária. Também compreensível o fato da Estrela não ter fabricado outras locomotivas lançadas pela Tomy, pois a maioria dos modelos japoneses eram desconhecidos no Brasil, mas bem que a fabricante brasileira poderia ter investido em modelos exclusivos nacionais, assim como a Geyper fez na Espanha.


ED 75 do Ferrorama, esta do XP 600.
ED 75 do Ferrorama, esta do XP 600.

6 comentários:

  1. O Blog do Ferrorama é uma iniciativa realmente boa: as postagens são leves, ilustradas sem excessos e o texto é simples, mas não simplório: informa na medida certa as curiosidades acerca do famoso brinquedo, não é extenso nem cansativo! E no final de cada postagem fica aquela sensação de querer saber mais! Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de deixar aqui uma sugestão: dedicar futuras postagens a cada um dos 16 conjuntos do Ferrorama Estrela (os vídeos do Douglas Bulhões podem ser usados para ilustrá-las) e também às composições do Ferrorama Japonês "Super Rail" e "Super Rail Black" da TOMY!

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente matéria sobre as locomotivas existente no ferrorama. Uma explicação bem direta e de fácil entendimento. Parabéns Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Legal seu blog! Curti bastante! Você sabe onde posso comprar um D51 da Tomy?

    ResponderExcluir