Clique no seu assunto preferido

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

As várias faces da ED 75 brasileira!

Locomotiva ED 75 do XP 500.
Locomotiva ED 75 do XP 500.  


Após lançar 04 modelos (XPs 100, 200, 300 e 400) baseados na locomotiva D51 (Maria Fumaça), a Estrela finalmente disponibiliza outra locomotiva para o Ferrorama. O conjunto XP 500 chega com a ED75 azul, versão em brinquedo da locomotiva elétrica do Japão. Semelhante às correspondentes japonesas, ela não acende os faróis. Mas logo a fabricação do XP 500 é substituída pelo XP 600.



Locomotiva ED 75 do XP 600/1500.
Locomotiva ED 75 do XP 600/1500.

No XP 600, a ED75 ganhou a cor vinho, além dos faróis que acendem, sendo a grande novidade da época, e uma exclusividade brasileira. Este modelo também foi utilizado no conjunto XP 1500.

Curiosamente, os primeiros exemplares da locomotiva do XP 600 possuíam a carcaça branca da ED 75 do XP 500.

Foto de Francismar Santarosa.
Foto de Francismar Santarosa.

Com o lançamento da linha SL, a ED 75 ganhou novas cores para os conjuntos SL 4000 e 5000:

Modelo da ED 75 para a linha SL.
Modelo da ED 75 para a linha SL.

E finalmente a ED 75 do conjunto SL 5000 Beto Carreiro:

Foto de Fábio Barreiro.
Foto de Fábio Barreiro.

Apesar de possuir os exclusivos faróis que acendem, as EDs 75 brasileiras não são capazes de mudar a velocidade através de painel de controle, como as japonesas. Isto só é possível manualmente.

Painel de alavancas com várias funções, dentre elas a mudança de velocidade.
Painel de alavancas com função de mudança de velocidade.



2 comentários:

  1. As locomotivas elétricas ED75 sempre foram um destaque no ferrorama. Já o painel com cinco funções, é um item raro entre os ferroramas nacionais. Parabéns pela matéria Paulo, ficou muito boa mesmo.

    ResponderExcluir