Locomotiva ED75 do XP 600. |
O sucessor do XP 500 apareceu e logo tomou o seu lugar. A Estrela lança o XP 600 e pela primeira vez apresenta artigos exclusivos brasileiros em relação à linha que inspirou o Ferrorama, o Super Rail Black da Tomy do Japão.
Uma das exclusividades foi o aparecimento de faróis que acendiam na locomotiva ED75, que no XP 600 também ganhou uma nova cor: vinho. Todas as ED75 fabricadas no Japão não possuíam faróis. Suponha-se que a fabricante Tomy tinha o seu projeto em relação aos faróis, mas como não levou adiante na fabricação das locomotivas no Japão, então provavelmente cedeu para a Estrela.
Outra exclusividade nacional: a ponte na cor cinza. No XP 500 ela se apresentava como a original japonesa: vermelha. Talvez para tornar a cor mais familiar aos brasileiros, a Estrela adota a cor cinza, correspondente à maioria das pontes ferroviárias no Brasil.
Vagão de passageiros na cor vinho. |
E finalmente temos o vagão de passageiros na cor vinho, acompanhando a cor da locomotiva. É o mesmo modelo dos vagões do XP 400 e XP 500.
Fora estas diferenças, praticamente todas as peças do XP 500 e XP 600 são iguais. Talvez por isso a Estrela tenha descontinuado a produção do XP 500.
Não sei qual das composições é a mais linda: a azul ou a vinho! melhor ter as duas, né? Excelente postagem, Paulo!
ResponderExcluirJá que são irmãs, melhor ter as duas para evitar brigas! kkk
ExcluirEu vou de azul do XP500, rsrsrs!!!!! Mas na dúvida tenho as duas tb!!!!!
ResponderExcluirola quanto sera que deve custar em?
ResponderExcluirNo verbete sobre o Ferrorama, na wikipedia, se diz que o circuito do XP 600 é um pouco menor que o do XP 500. Procede?
ResponderExcluirNa verdade no traçado do XP-600 temos duas retas menores a mais que no XP-500. Já os demais itens, são iguais em quantidade.
ExcluirNa verdade no traçado do XP-600 temos duas retas menores a mais que no XP-500. Já os demais itens, são iguais em quantidade.
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