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segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

XP 600 acende os faróis!

Locomotiva ED75 do XP 600.
Locomotiva ED75 do XP 600.

O sucessor do XP 500 apareceu e logo tomou o seu lugar. A Estrela lança o XP 600 e pela primeira vez apresenta artigos exclusivos brasileiros em relação à linha que inspirou o Ferrorama, o Super Rail Black da Tomy do Japão.

Uma das exclusividades foi o aparecimento de faróis que acendiam na locomotiva ED75, que no XP 600 também ganhou uma nova cor: vinho. Todas as ED75 fabricadas no Japão não possuíam faróis. Suponha-se que a fabricante Tomy tinha o seu projeto em relação aos faróis, mas como não levou adiante na fabricação das locomotivas no Japão, então provavelmente cedeu para a Estrela.



Outra exclusividade nacional: a ponte na cor cinza. No XP 500 ela se apresentava como a original japonesa: vermelha. Talvez para tornar a cor mais familiar aos brasileiros, a Estrela adota a cor cinza, correspondente à maioria das pontes ferroviárias no Brasil.

Vagão de passageiros na cor vinho.
Vagão de passageiros na cor vinho.

E finalmente temos o vagão de passageiros na cor vinho, acompanhando a cor da locomotiva. É o mesmo modelo dos vagões do XP 400 e XP 500.

Fora estas diferenças, praticamente todas as peças do XP 500 e XP 600 são iguais. Talvez por isso a Estrela tenha descontinuado a produção do XP 500.

7 comentários:

  1. Não sei qual das composições é a mais linda: a azul ou a vinho! melhor ter as duas, né? Excelente postagem, Paulo!

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    1. Já que são irmãs, melhor ter as duas para evitar brigas! kkk

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  2. Eu vou de azul do XP500, rsrsrs!!!!! Mas na dúvida tenho as duas tb!!!!!

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  3. No verbete sobre o Ferrorama, na wikipedia, se diz que o circuito do XP 600 é um pouco menor que o do XP 500. Procede?

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    1. Na verdade no traçado do XP-600 temos duas retas menores a mais que no XP-500. Já os demais itens, são iguais em quantidade.

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    2. Na verdade no traçado do XP-600 temos duas retas menores a mais que no XP-500. Já os demais itens, são iguais em quantidade.

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