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sábado, 26 de outubro de 2013

As curvas do Ferrorama!

Os três tipos de curvas: A, B e C.
Os três tipos de curvas: A, B e C.

As curvas do Ferrorama são todas iguais, não é mesmo? Isto porque a Estrela fabricou apenas um tipo de curva para todos seus modelos. Mas na realidade existem 03 tipos de curvas! Elas foram fabricadas pela Tomy para as linhas "Super Rail" e "Super Rail Black", o "Ferrorama japonês"!

Trata-se das curvas tipos A, B e C.

Curvas tipo A.
Curvas tipo A.

As curvas tipo A possuem maior raio. Curiosamente, são exclusivamente de tonalidade cinza porque esta era a cor dos trilhos da linha Super Rail fabricada na década de 70!

Já as curvas tipo B possuem raio intermediário. Foram fabricadas tanto na década de 70, quando eram cinza, como na década de 80, quando os trilhos adquiriram a cor preta com o lançamento da linha Super Rail Black. As curvas tipo B também estão presentes no Super Rail Automatico da espanhola Geyper.


Curvas tipo B nas cores cinza e preta.
Curvas tipo B nas cores cinza e preta.

E finalmente temos as curvas tipo C.  Elas possuem o menor raio. No Japão, também disponíveis nas duas cores. Os brasileiros já conhecem, pois foi o único modelo fabricado pela Estrela.

Curvas tipo C, foram as únicas fabricadas pela Estrela.
Curvas tipo C, foram as únicas fabricadas pela Estrela.

Estes três tipos de curvas permitem a criação de uma grande variedade de circuitos, basta apenas deixar a imaginação viajar nos trilhos do Ferrorama!

11 comentários:

  1. Parabéns pela explicação meu amigo!!!! Com certeza muita gente não sabe dessa diferença entre as curvas fabricadas originalmente pela TOMY e as lançadas pela Estrela aqui no Brasil.
    Sem contar nas famosas tipo B 2/3 utilizadas nos circuitos estilo XP300 no Japão, da qual estou aguardando a chegada de um conjunto desse modelo com a locomotiva ED75, 1 vagão baú marrom e 1 gôndola preto fabricado na década de 70!!!!!!

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    1. Bom dia, muito obrigado pela explicação, amigo onde posso ter disponibilidade de fazer a compra destes ferroramas japonese, e qual a diferença da curva B para a B 2/3?

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    2. O ferrorama japonês ou você compra em sites japoneses de leilões ou com importadores brasileiros que vem no Mercado Livre. A diferença entre as curvas é somente no tamanho, mas ambas possuem o mesmo raio. Isto quer dizer que você terá apenas que ter mais curvas B2/3 para completar uma curva do que com a B comum.

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    3. Eu tenho muito interesse nas curvas de raio A e B, e demais peças, seria possível você me recomendar/indicar alguns sites japoneses ou espanhóis e transportadora?

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    4. O site japonês é o yahoo. Mas os japoneses não enviam para outros países. Aí você deve utilizar os serviços do site Buyee. No grupo Ferrorama Viva esta Ferrovia do Facebook há um tutorial com todos os detalhes em relação aos procedimentos com o Buyee. O envio é pelos Correios. Se o valor for acima de 50 dólares, o produto pode ser taxado pela Receita Federal. Há a opção dos vendedores do Mercado Livre, basta digitar Ferrorama japonês e procurar!

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  2. Obrigado! Sim, a curva B2/3 seria um subtipo da B!

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  3. Uma ótima explicação sobre as curvas padrão Tomy. Parabéns Paulo.

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  4. Valeu, Douglas! Vamos expandir os nossos conhecimentos para todos os fãs do Ferrorama!

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  5. Olá! Uma dúvida: quantas curva (de mesmo raio) de cada tipo preciso para completar um circulo? Valeu pelas explicações

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    1. No caso das curvas A, B e C são necessárias 08 curvas de cada para completar o círculo.

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  6. Boa noite amigos, quem tiver interesse em curvas A, B e B 2/3 é só falar comigo. Nestes tempos de pandemia não é possível importar do Japão. Eu fabrico elas com impressão 3D. Qualidade garantida.

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