Todo time de futebol tem a denominação de seu torcedor: vascaínos, palmeirenses, corintianos, e por aí vai...Buscando uma palavra para definir os fãs e admiradores do Ferrorama, abriu-se uma discussão no grupo "Ferrorama, Viva esta Ferrovia" do Facebook em busca do melhor vocábulo. A palavra escolhida foi "ferroramista" e seu criador foi o colecionador Salvador Gomes.
Coube à ferroramista Daiélli dos Santos a inspiração para sua melhor definição:
"Ser ferroramista vai além de curtir e colecionar o Ferrorama, é fazer algo a mais pelo brinquedo, como desenvolver novas formas de preservar e revitalizar. Os integrantes dos grupos referentes ao tema dão show de exemplos disso, como a reconstrução das caixas, réplicas dos adesivos, limpeza dos manuais, troca e conserto de peças, etc. A paixão pelo Ferrorama vem das histórias de vida que são intimamente ligadas a ele, inclusive envolvendo mais de uma geração. Por isso ultrapassa a fronteira de um simples hobby divertido e saudável, é a preservação da memória de forma concreta.
Adultos retornam à fase mais prazerosa da vida ao brincarem com o primeiro trem elétrico fabricado no Brasil, porque enquanto olham o Ferrorama, também enxergam pessoas e revivem momentos que deixaram saudade, e para a maioria ainda significa mais, montar um circuito é uma ocasião oportuna para curtir a aproximação e o carinho com seus filhos e traçar um futuro alicerçado no amor. Assim, essa mania de voltar
continuamente à infância, que por vezes é muito criticada, se torna especial e extremamente construtiva em termos de valores humanos e afeto, por este motivo é que os fãs do Ferrorama desejam que esse gosto se espalhe, reconquistando os antigos e ganhando novos admiradores. No entanto, um ferroramista sabe que para todo esse conjunto de significados poder se manter vivo, não basta simplesmente ser um acumulador de exemplares, é preciso dar a magia típica do brinquedo e do brincar a ele, junto a constante manutenção mecânica, estética, de higiene e demais cuidados, bem como permitir e proporcionar que cada item exale o fantástico dessa história feita por avós, pais, filhos e netos."
Obrigado pelos créditos Paulo. Ser ferroramista é reviver bons momentos da vida tendo novos ótimos momentos.
ResponderExcluirParabéns ao Salvador Gomes pela criação do termo e parabéns a Daiélli dos Santos pela definição do termo.
ResponderExcluirOlá pessoal , tenho alguns Ferroramas para vender se alguém se interessar entre em contato e-mail ferreira.xande@gmail.com ou celular e whatsapp 19-997390571 com Alexandre.
ResponderExcluir